Novos monitores de estúdio JBL Série 3 MKII

HARMAN Professional Solutions, líder mundial em sistemas de audio, vídeo, iluminação e controlo, lança os monitores de estúdio amplificados da Série 3 MkII da JBL Professional, conforme apresentado na última edição do NAMM.

Com o revolucionário guia de ondas Image Control Waveguide da JBL e transdutores otimizados, os monitores 3 Series MkII da JBL proporcionam um impressionante nível de detalhes, uma imagem precisa, um amplo ponto de audição e um impressionante intervalo dinâmico que melhora as capacidades de audição ativa em qualquer ambiente de produção. Ao integrar tecnologias patenteadas oriundas dos monitores de referência 7 Series e M2 da JBL às quais acrescenta um design elegante e moderno, a gama 3 Series MkII da JBL oferece um rendimento excepcional e uma experiência de mistura muito amena. Tudo a um preço muito acessível. A gama 3 Series MkII da JBL inclui três modelos diferentes que se ajustam às necessidades de qualquer ambiente de áudio: o 305P MkII (com altifalante de 5"), o 306P MkII (com altifalante de 6,5") e o 308P MkII (com altifalante de 8").

“A série 3 original obteve um reconhecimento generalizado devido à sua qualidade e valor excecionais, e conseguiu uma ampla aceitação, tanto por parte dos amadores como dos profissionais do áudio que trabalham em música, cinema, pós-produção e produção broadcast. Mas em cada produto da JBL há sempre umas quantas características ou melhorias que os nossos engenheiros não conseguem incluir antes de o enviarem para a produção” diz Peter Chaikin, diretor de soluções de gravação da HARMAN. “Na série 3 aconteceu o mesmo e, portanto, assim que pudemos, decidimos melhorar os transdutores, acrescentar essa característica frequentemente pedida e aplicar os nossos últimos avanços em fabrico. O resultado foi uma nova edição deste popular monitor de estúdio que conserva as melhores qualidades do monitor da série 3 original mas que agora oferece um design mais elegante e um som otimizado e transparente em muitos mais ambientes de produção”.

Os monitores MKII da série 3 estão dotados com o inovador guia de ondas Image Control Waveguide da JBL que permite obter um impressionante nível de detalhe, ambiente e profundidade. Originalmente desenvolvida para o monitor de referência M2, produto ex-líbris da JBL, esta tecnologia patenteada garante uma transição acusticamente perfeita entre os transdutores de baixa e de alta frequência e proporciona uma imagem sonora superampla e de grande precisão. Com o seu amplo ponto de audição e uma resposta em frequência neutra, o MkII oferece uma reprodução nítida das misturas, proporcionando pormenores sonoros de grande precisão, inclusivamente fora do eixo de audição.

A série 3 MkII oferece graves profundos, precisos e bem controlados graças aos altifalantes de longo alcance e à porta de baixas frequências Slip Stream patenteada pela JBL. Também proporciona uns agudos potentes e muito nítidos graças aos tweeters de neodímio de 1” de material composto. Na nova gama MkII, a JBL melhorou os transdutores de baixa frequência para conseguir uma melhor linearidade e uma menor distorção harmónica, e otimizou um ferrofluido amortecedor dos transdutores de alta frequência para obter uma resposta mais rápida aos transitórios. Dois amplificadores de classe D, personalizados para cada transdutor, oferecem um intervalo dinâmico generoso para qualquer projeto.

Esta nova série oferece um maior controlo para personalizar o som em função da acústica particular de cada estúdio ou das preferências pessoais. Um novo equalizador compensa o realce dos graves que pode reproduzir-se ao colocar os monitores diretamente em cima da mesa ou perto da parede, e um comutador HF TRIM de 3 posições permite ao utilizador ajustar a resposta nos agudos.